segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Transferindo ao outro o que é de ''outrem''

I'm back!

A necessidade de possuir o tênis da moda, o perfume francês, o carro dos sonhos, vestir-se como os poderosos, é um fato que se repete nas diversas classes existentes no mundo de hoje.
A mídia é a principal causadora dessa alienação, pois ela, através de novelas, propagandas, etc, tenta aproximar quem não tem alto poder aquisitivo a quem tem. Nota-se que é algo surreal. As pessoas começam a endividar, perdendo a noção das coisas.

Na mente dessas pessoas com baixo poder aquisitivo reina a idéia de que a presença de um presidente, que abaixe os preços, diminuindo a desigualdade, aumentando a mobilidade social, é primordial e é a salvação dos dias sem caviar e azeite português. Esses indivíduos sonham dia e noite com esse herói, o presidente.
Capitão América lutava contra o terrorismo, o idealizado presidente lutaria contra a desigualdade.

Direitos iguais, contas bancárias com saldos semelhantes a high society...é tudo peta!
Utopia das grandes!!!
Acredito que a mobilidade pode existir, sim, porém não deve ser algo que as pessoas esperam do herói presidente. As pessoas têm que lutar por si próprias, mesmo sendo reles mortais. Procurando com sabedoria aproveitar as oportunidades, estudando, batalhando sem alienação e nem cobiça.
Colocar o nosso futuro e a nossa felicidade nas mãos de uma pessoa é uma tarefa complicada de se fazer. Estúpida, diria eu. Por que será que nós somos tão acomodados?
Tudo bem que um presidente é eleito para representar seus eleitores. Correto!
Mas isso não quer dizer que os eleitores devem permanecer parados, acomodados, esperando que o Capitão América da política resolva tudo e dê bolsa escola, família, moradia, cotas nas faculdades, Green card. Não! Assim, inócuos, sem pró-atividade, hibernando, passamos quatro ou oitos anos dependendo de projeções existenciais.

Uma vez, na MADRUGADA DO CARINHO (projeto que visa uma aproximação com moradores de rua, para ajudar, dar um parecer, um afago, um abraço) tive a oportunidade de conversar com um deles. Tal morador já teve casa, trabalho, uma vida social, só que desistiu de tudo, alegando que o sistema político, econômico, social do país não presta. Ah, ok! Todo mundo deve parar de lutar, parar de estudar, correr atrás de emprego, porque a corrupção e a desigualdade existem? LOUCURA! Nem preciso citar pessoas que apesar das circunstâncias, foram motivadas e venceram com sucesso. Não dá pra depender de político, coligação ou esse ‘’oba-oba’’ que é a política, hoje.


Na moral, dá até preguiça, mas nós somos ACOMODADOS demais, DEPENDENTES demais...


Pronto! Falei...

Um comentário:

  1. Momento desabafo da Flora! k
    Muito verdade, Florinha, além de bitolados e de opnião fraca a ponto de ser mudada por qualquer discurso meloso, temos memória fraca demais pra saber que todos foram eleitos pela nossa vontade.
    Pão e circo, vivendo até o ruim ficar pior, pra voltar a reclamar..

    ResponderExcluir